A forma correta do feminino da palavra músico é a música. Dizer a músico está errado porque músico não é um substantivo comum de dois gêneros. Sempre que quisermos referir uma mulher que toca, compõe e canta músicas, devemos utilizar o substantivo comum feminino música.

Exemplos:

  • Minha filha mais velha está estudando para ser música.
  • O músico e a música deram um grande concerto.
  • A música daquela banda toca muito bem.

A palavra músico tem sua origem na palavra grega mousikós, pela palavra em latim musicus. No português, uma das principais regras de formação do feminino é a substituição da vogal o átona final nas palavras no masculino pela vogal a, indicando assim sua forma feminina. É com base nesta regra que é formado o feminino da palavra músico: o músico/a música.

Esta dúvida surge porque se usa com maior frequência a palavra música para indicar a composição musical e não a pessoa que a toca, compõe ou canta. Embora o substantivo comum masculino músico seja muito utilizado, a palavra música costuma ser substituída por outras mais específicas, como a cantora, a compositora, a violonista, a pianista,…

Fique sabendo mais!
O feminino de músico não é musicista, uma vez que musicista é um substantivo comum de dois gêneros, podendo ser utilizado no masculino ou no feminino: o musicista/a musicista. Refere-se a um estudioso ou profissional da música.

Exemplos:

  • O musicista é um grande apreciador de música.
  • A musicista é uma grande apreciadora de música.

Atenção!
Músico e música são palavras proparoxítonas, devendo ser acentuadas graficamente na primeira sílaba: mú.

Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/a-musico-ou-a-musica/

Anúncios